“Derrubem o processo contra Bolsonaro, derrubamos as tarifas”, sugere Steve Bannon
- Luana Valente
- 11 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul.

O estrategista político norte-americano Steve Bannon afirmou que o governo dos Estados Unidos poderia suspender as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros caso os processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro fossem encerrados.
“Derrubem o caso, derrubamos as tarifas”, disse Bannon em entrevista publicada na quinta-feira (10).
Bannon, ex-chefe de estratégia da Casa Branca e figura central do movimento conservador MAGA (“Make America Great Again”), não ocupa cargo oficial no atual governo de Donald Trump, mas continua sendo um dos conselheiros mais influentes do ex-presidente. A fala foi interpretada por analistas como uma tentativa de pressionar sobre o sistema judiciário brasileiro, especialmente sobre o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos que envolvem Bolsonaro.
O ex-presidente brasileiro é réu em cinco acusações, incluindo uma suposta tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada. Em 2023, ele ainda foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral por decorrente de seu posicionamento sobre o sistema eleitoral. O ex-mandatário brasileiro nega todas acusações, e declara que é alvo de perseguição política.
O governo brasileiro, por meio de nota oficial, rejeitou uma ingerência externa. “O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, afirmou o presidente Lula.
Como reflexo dos posicionamentos políticos e econômicos de Lula, as tarifas impostas pelos EUA estão previstas para entrar em vigor em 1º de agosto e foram justificadas pela Casa Branca. Trump considera que Bolsonaro enfrenta uma “caça às bruxas”. A carta oficial também acusa o Supremo Tribunal Federal de emitir “ordens ilegais e secretas” para remover conteúdos de usuários americanos em redes sociais, em referência a decisões judiciais que atingiram jornalistas domiciliados nos Estados Unidos.
Por fim, a declaração de Bannon deixa evidente o descontentamento dos EUA com o Brasil nas esferas política e judiciária.
Comments