EUA atacam barco no Caribe em nova ofensiva contra o narcotráfico
- Luana Valente

- 3 de nov.
- 1 min de leitura

Em mais um capítulo da ofensiva militar dos Estados Unidos contra o narcotráfico na América Latina, o governo norte-americano confirmou neste domingo (2), o bombardeio de uma embarcação suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas no Mar do Caribe. A operação, que resultou na morte de três pessoas a bordo, foi anunciada pelo secretário de Guerra, Pete Hegseth, em comunicado oficial.
Segundo Hegseth, o ataque foi realizado em águas internacionais e teve como alvo uma embarcação identificada pela inteligência dos EUA como pertencente a uma Organização Terrorista Designada (DTO, na sigla em inglês).
“Por ordem do presidente Donald Trump, o Departamento de Guerra realizou um ataque letal contra outra embarcação de tráfico de drogas”, declarou o secretário.
Este é o 16º ataque realizado pelos Estados Unidos em pouco mais de um mês, sendo nove no Caribe e sete no Oceano Pacífico. A escalada militar tem como objetivo, segundo o governo norte-americano, eliminar rotas de narcotráfico que ameaçam a segurança interna dos EUA. “
O Hemisfério Ocidental não é mais um refúgio seguro para narcoterroristas que trazem drogas às nossas costas para envenenar os americanos”, afirmou Hegseth.
O episódio repercutiu na América Latina. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva inicialmente criticou os ataques, mas depois se retratou ao comentar sobre os envolvidos, evitando generalizações sobre os suspeitos de tráfico.






Comentários