Lula diz que Trump “não quer conversar” sobre tarifa
- Luana Valente

- 6 de set.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente norte-americano, Donald Trump, tem se recusado a dialogar sobre o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros. A declaração foi feita em entrevista ao SBT News nesta sexta-feira, 5, e reforça o impasse entre os dois países.
Segundo Lula, não há disposição por parte de Trump para uma conversa bilateral. “Não passou da hora porque ele não quer conversar. É importante vocês dizerem alto e bom som: ele não quer conversar. Eu tenho [Geraldo] Alckmin, Haddad e Mauro Vieira para conversar”, disse o presidente, referindo-se aos ministros da Indústria, Fazenda e Relações Exteriores, respectivamente.
O tarifaço, oficializado por Trump em julho, impõe uma sobretaxa de 50% sobre uma ampla gama de produtos brasileiros, com exceções pontuais como suco de laranja, aeronaves e minérios. A medida, segundo o governo brasileiro, tem caráter político e estaria vinculada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal, e a anistia dos pesos políticos pelos atos do 8 de janeiro, uma exigência que o Planalto rejeita.
Lula também criticou o comportamento do governo norte-americano, classificando-o como “imperial” e afirmando que os Estados Unidos estão adotando uma postura política específica em relação ao Brasil.
Apesar da falta de interlocução, Lula disse estar preparado para negociar, caso haja abertura por parte dos EUA.
Enquanto isso, o governo brasileiro avalia alternativas comerciais e busca fortalecer relações com outros parceiros internacionais, como a China, apontada por Lula como estratégica para o avanço tecnológico e científico do país.






Comentários