Rubio faz discurso contundente sobre o “futuro da Ucrânia”
- Luana Valente

- 30 de nov.
- 2 min de leitura
"Também queremos ajudar a Ucrânia a estar segura para sempre, para que nunca mais enfrente outra invasão", disse o secretário

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reconheceu “progresso” após uma sessão de negociação de quatro horas com autoridades ucranianas neste domingo, 30, na Flórida, focada no fim da guerra da Ucrânia.
Segundo ele, o objetivo não é apenas encerrar o conflito, mas também garantir que a Ucrânia “esteja segura para sempre” e se torne um país próspero
“Tivemos outra sessão muito produtiva, dando continuidade ao que foi discutido em Genebra e aos eventos desta semana. Como lhes disse hoje cedo, nosso objetivo aqui é acabar com a guerra, mas é mais do que apenas acabar com a guerra. Não queremos apenas acabar com a guerra. Também queremos ajudar a Ucrânia a estar segura para sempre, para que nunca mais enfrente outra invasão.
E, igualmente importante, queremos que ela entre em uma era de verdadeira prosperidade. Queremos que o povo ucraniano saia desta guerra não apenas para reconstruir seu país, mas para reconstruí-lo de uma forma mais forte e próspera do que jamais foi. Portanto, este é um objetivo abrangente, o que estamos trabalhando aqui hoje. Não se trata apenas dos termos que encerram os combates. Trata-se também dos termos que preparam a Ucrânia para a prosperidade a longo prazo.”
E o lado russo?
Sobre o lado russo, Rubio admitiu avanços, mas reconheceu que ainda é necessário que Moscou participe da equação.
“Acredito que começamos a lançar as bases para isso, certamente em Genebra. Acho que continuaremos esse trabalho em nossas comunicações ao longo da semana. Acho que demos continuidade a esse progresso hoje, mas ainda há muito trabalho a ser feito. É uma situação delicada e complexa. Há muitas variáveis envolvidas e, obviamente, há outra parte que precisa fazer parte da equação.”
O secretário citou ainda o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que viajará a Moscou para negociar os termos da paz.
“Isso continuará ainda esta semana, quando o Sr. Witkoff viajar para Moscou, embora também tenhamos mantido contato, em diferentes graus, com o lado russo, e temos uma boa compreensão de seus pontos de vista. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas a sessão de hoje foi novamente muito produtiva e útil, na qual acredito que houve avanços adicionais.
Continuamos realistas quanto à dificuldade da situação, mas otimistas, principalmente porque, à medida que avançamos, acredito que há uma visão compartilhada de que não se trata apenas de acabar com a guerra, o que é muito importante. Trata-se de garantir o futuro da Ucrânia, um futuro que esperamos que seja mais próspero do que jamais foi.”
Via O Antagonista






Comentários