top of page

Após aviso sobre Venezuela, Trump publica vídeo jogando golfe: “Ganhar é bom”

Na tarde deste sábado, o governo venezuelano repudiou mensagem do presidente americano sobre fechamento de espaço aéreo


Reprodução/Truth Social
Reprodução/Truth Social

Horas após a mensagem em que fala para as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficante de pessoas considerarem “o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma foto e um vídeo jogando golfe. Ganhar é sempre bom, escreveu o republicano na legenda do vídeo.


As publicações foram feitas em seu perfil na rede social Truth Social, do próprio Trump. Ele aparece usando um boné com a escrita “A América está de volta!”.


Na tarde deste sábado, o governo venezuelano repudiou a mensagem sobre o fechamento do espaço aéreo.


Uma nota publicada pelo chanceler venezuelano, Yván Gil Pinto, no Instagram classifica a mensagem de Trump como uma ameaça colonialista, além de ato hostil, unilateral e arbitrário.


“A Venezuela denuncia e condena a ameaça colonialista que busca afetar a soberania de seu espaço aéreo. Isso constitui uma nova, extravagante, ilegal e injustificada agressão contra o povo venezuelano”, inicia o comunicado.


“A República Bolivariana da Venezuela repudia veementemente a mensagem pública divulgada hoje nas redes sociais pelo Presidente dos Estados Unidos, na qual ele tenta aplicar extraterritorialmente a jurisdição ilegítima dos Estados Unidos na Venezuela, ao tentar, sem precedentes, emitir ordens e ameaçar a soberania do espaço aéreo nacional, a integridade territorial, a segurança aeronáutica e a plena soberania do Estado venezuelano”.


A nota prossegue: “Esse tipo de declaração constitui um ato hostil, unilateral e arbitrário, incompatível com os princípios mais fundamentais do Direito Internacional e parte de uma política permanente de agressão contra o nosso país, com pretensões coloniais sobre a nossa região da América Latina e do Caribe, negando o Direito Internacional. A Venezuela denuncia ao mundo que tais declarações constituem uma ameaça explícita de uso da força, expressamente proibida pelo Artigo 2, parágrafo 4, da Carta das Nações Unidas”.


Ainda de acordo com a nota, a “tentativa de intimidação” por parte de Trump “viola o Artigo 1º da Carta, que estabelece a manutenção da paz e da segurança internacionais como propósito fundamental”.


Trump publicou a mensagem em meio à expectativa de que os Estados Unidos possam tomar alguma medida contra o ditador Nicolás Maduro, que se mantém no poder na Venezuela por meio de fraudes eleitorais.


Trump já tinha dito na quinta-feira, 27, que as operações terrestres de combate ao narcotráfico na Venezuela deveriam começar “muito em breve”. No mesmo dia Maduro preferiu não participar presencialmente de um desfile para celebrar o Dia da Aviação Militar Bolivariana.



Via O Antagonista


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page