top of page

Clima de tensão e expulsões de famílias na Comunidade do Gereba motivam denúncia de vereador em Fortaleza



Parlamentar expõe abandono de residências e atuação de facções criminosas no bairro Passaré; Polícia Militar intensifica prisões na região


Câmara Municipal de Cacauia
Câmara Municipal de Cacauia

A Comunidade do Gereba, no bairro Passaré em Fortaleza, enfrenta um cenário de insegurança e desamparo social devido à atuação de facções criminosas, conforme denunciado pelo vereador Tancredo dos Santos. Durante uma fiscalização, o parlamentar expõe o ambiente tensionado com casas abandonadas por famílias expulsas pelas facções criminosas na região.


A área vem enfrentando um estado de extrema insegurança, pois além da pressão exercida pelo crime organizado com a expulsão forçada de moradores, há relatos de ameaças e violência física contra os residentes locais. Mais de 100 famílias já teriam sido expulsas de suas casas sob ameaças.


“Todas as famílias foram expulsas. As famílias deixaram tudo para trás […] Esse é o estado do Ceará governado por Elmano de Freitas do PT”, comenta o vereador que segue mostrando várias casas depredadas e pinchadas. Uma das residências, segundo o parlamentar, estava a imagem da letra L, fazendo referência ao presidente petista Lula.


“É guerra que está acontecendo aqui no Estado do Ceará. As casas estão abandonadas”, frisa Tancredo


“Aqui algumas família ainda resistem e ficam nas suas casas porque não tem para onde ir, e então a facção criminosa vem e mata as pessoas que resistem”, completa.


O vereador também relata que há cinco anos a comunidade foi rendida pelas facções criminosas, mas algumas famílias tentaram voltar para suas casas, gerando conflitos na comunidade.


Uma família que morava ao lado de uma base fixa da Polícia Militar foi expulsa


O caso mais recente aconteceu do dia 25 de maio, quando uma família que morava ao lado de uma base fixa da Polícia Militar recebeu um ultimato para deixar a residência em até 24 horas, levando todos os seus pertences.


Segundo investigações, a ordem teria partido de integrantes próximos às lideranças da facção criminosa conhecida como Massa, que exerce influência na comunidade. Desde o início dos confrontos entre grupos rivais em Fortaleza, mais de uma centena de famílias já foram obrigadas a deixar suas residências sob intimidação.


A mais recente tentativa de expulsão mobilizou imediatamente a Polícia Militar. Agentes do 19º Batalhão realizaram operações na região e capturaram quatro suspeitos: três homens — um deles usando tornozeleira eletrônica — e uma mulher. De acordo com a corporação, o grupo seria responsável por organizar as ações de expulsão e impor medo aos moradores locais.


Todos os detidos possuem histórico criminal, incluindo registros por porte ilegal de armas. Informações repassadas por policiais do 19º BPM indicam ainda que os acusados atuavam no controle territorial da comunidade, fiscalizando quem entrava e saía da área conhecida como Gereba.


Para que a comunidade volte à normalidade, Tancredo sugere a mudança de gestão estadual e federal.


“Nesse ano de 2026 nós temos que tirar o governador Elmano de Freitas do poder. Nós temos que tirar o Lula da presidência da república. Nós temos que acabar com o PT no nosso Brasil”, finaliza.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page