"Conheço os honestos e corruptos", declara Trump ao se referir a Bolsonaro
- Luana Valente
- 11 de jul.
- 2 min de leitura

Em declaração feita nesta sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a manifestar apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), afirmando que conhece “os honestos e os corruptos” ao comentar sobre o tratamento dado a Bolsonaro pelo governo brasileiro. A fala ocorreu durante coletiva na Casa Branca, antes de Trump embarcar para o Texas, onde visitaria áreas afetadas por enchentes.
Trump foi questionado sobre as tarifas de 50% impostas recentemente às exportações brasileiras para os EUA. Em resposta, o republicano afirmou que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “em algum momento”, mas reforçou sua insatisfação com os processos judiciais enfrentados por Bolsonaro no Brasil. “Ele [Bolsonaro] está sendo tratado de forma muito injusta. Ele é um bom homem. Eu o conheço bem. Negociei com ele. Era um negociador muito duro, mas também muito honesto. E eu conheço os honestos e os corruptos”, declarou Trump.
A defesa pública de Bolsonaro ocorre em meio à escalada de tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Na quarta-feira (9), Trump anunciou a aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida como resposta à “relação comercial injusta” e ao que classificou como perseguição política contra Bolsonaro.
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Trump, por sua vez, tem declarou que tem acompanhado o caso “muito de perto” e chegou a pedir publicamente: “Deixem Bolsonaro em paz”.
A nova tarifa entra em vigor em 1º de agosto e afeta setores estratégicos da economia brasileira, como aço, alumínio e cobre. O governo brasileiro, por meio do presidente Lula, já sinalizou que poderá aplicar a Lei de Reciprocidade Econômica como resposta às sanções comerciais impostas pelos EUA.
コメント