Ex-presidente confirma em carta a indicação de Flávio Bolsonaro ao Planalto em 2026; leia na íntegra
- Luana Valente

- há 4 horas
- 3 min de leitura
Documento lido pelo senador em frente a hospital em Brasília encerra dúvidas sobre escolha do pai e marca oficialmente sua pré-candidatura à Presidência da República

Pouco antes de ser submetido a uma cirurgia em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tornou pública uma carta em que confirma a indicação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. O texto foi lido pelo próprio parlamentar na manhã desta quinta-feira (25), em frente ao hospital DF Star, onde Bolsonaro está internado.
Na carta, escrita no dia 23 enquanto o ex-presidente ainda se encontrava sob custódia da Polícia Federal, Bolsonaro afirma que a decisão é motivada por um cenário que classifica como de “injustiça” e pela necessidade de garantir a continuidade de seu projeto político. “Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026”, diz o documento.
O senador Flávio Bolsonaro destacou que a divulgação da carta tem como objetivo encerrar qualquer dúvida sobre a escolha do pai. “Muitas pessoas diziam que não tinham ouvido da boca dele ou não tinham visto uma carta assinada por ele. Agora está claro”, afirmou o parlamentar, reforçando que o texto representa uma confirmação oficial da candidatura.
O anúncio ocorre em meio à internação de Jair Bolsonaro para a realização de uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral. Apesar do contexto médico, o ex-presidente concentrou sua mensagem em questões políticas, sem mencionar o procedimento. A leitura pública do documento, feita no Natal, reforçou o simbolismo da decisão e marcou o início da pré-campanha de Flávio Bolsonaro.
A carta, manuscrita e assinada pelo ex-presidente, foi divulgada em um momento de intensa especulação sobre quem seria o nome apoiado por Bolsonaro para disputar o Planalto. Com o gesto, o ex-chefe do Executivo busca consolidar a liderança de seu filho dentro do Partido Liberal e entre seus apoiadores, sinalizando que a família Bolsonaro continuará a ocupar papel central na disputa presidencial de 2026.
Fontes próximas ao senador afirmam que a estratégia agora será fortalecer sua imagem nacional e ampliar alianças políticas, enquanto o ex-presidente enfrenta processos judiciais e cumpre pena por tentativa de golpe de Estado. A carta, portanto, não apenas confirma a candidatura, mas também funciona como um ato político de resistência e continuidade.
Confira, na íntegra, o texto da carta de Bolsonaro:
Carta aos brasileiros
Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.






Comentários