PF deflagra Operação Emenda Fantasma no Pará
- Luana Valente

- 6 de mai.
- 1 min de leitura
Pagamento de R$ 855 mil por ambulâncias nunca entregues em Santarém é alvo de investigação
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Emenda Fantasma, que apura o desvio de recursos públicos destinados à saúde no município de Santarém, no oeste do Pará. A investigação revelou que foram pagos R$ 855 mil, provenientes do Fundo Nacional de Saúde, para a aquisição de ambulâncias que jamais chegaram à cidade.
Segundo a PF, o contrato previa a entrega dos veículos para reforçar o atendimento médico, mas além da ausência das ambulâncias, há indícios de falsificação documental para dar aparência de legalidade ao processo. A Justiça Federal autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Santarém e Ananindeua, além do afastamento de servidores suspeitos de envolvimento no esquema.
A operação também determinou a suspensão das atividades da empresa investigada e a coleta de dados eletrônicos que possam comprovar a fraude. Os investigados poderão responder por crimes como peculato e falsidade ideológica.
A Prefeitura de Santarém informou que está colaborando com as autoridades e disponibilizou toda a documentação referente ao processo licitatório iniciado em 2024. A gestão municipal reforçou o compromisso com a transparência e afirmou que aguarda os desdobramentos da apuração.
O caso expõe fragilidades na fiscalização de recursos da saúde e gera preocupação sobre o impacto direto na população, que depende das ambulâncias para o transporte de pacientes em áreas urbanas e rurais. A Polícia Federal segue investigando para identificar todos os responsáveis pelo desvio.




Comentários