Ratinho Jr decreta calamidade pública após o tornado
- Luana Valente

- 9 de nov.
- 1 min de leitura
Destruição ocasionou cinco mortes e mais de 400 feridos

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), decretou na manhã deste sábado (8), estado de calamidade pública na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), após o tornado que devastou o município na sexta-feira (7).
Em nota oficial, o governo também informou que 437 pessoas ficaram feridas.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o fenômeno meteorológico, foi confirmado como um tornado de categoria F3, com ventos que podem ter ultrapassado 250 km/h.
Ratinho destacou ainda que equipes estão mobilizadas no local para ajudar a população:
“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do Interior e também da Capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, foram chegando mais equipes”.
O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região.
A medida permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida.
O governador tem atuado e se manifestado no local desde o momento da catástrofe. Veja declarações de Ratinho acessando AQUI






Comentários