Após encontro na Casa Branca, Trump chama Lula de “dinâmico” e diz que reunião transcorreu “muito bem”
- Luana Valente

- 7 de mai.
- 2 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “muito boa” a reunião que manteve com Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Branca, em Washington, nesta quinta-feira (7). Após cerca de três horas de conversas, incluindo um almoço, Trump traçou o perfil do petista como “dinâmico” e disse que o encontro foi produtivo.
"Acabei de concluir minha reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, o dinâmico presidente do Brasil. Discutimos muitos temas, incluindo Comércio e, especificamente, Tarifas. A reunião transcorreu muito bem. Nossos representantes estão prontos para se reunir e discutir alguns pontos-chave. Reuniões adicionais serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário", declarou o
Trump por meio das redes socais.
Já Lula afirmou em suas redes sociais que a conversa foi “produtiva” e baseada no respeito mútuo.
Segundo informações oficiais, os dois líderes também discutiram temas centrais da relação bilateral, como comércio e cooperação em áreas estratégicas. Também estiveram na pauta o combate ao crime organizado e a exploração de minerais críticos, considerados essenciais para a economia global.
O encontro ocorre em meio a tensões recentes entre os dois países. Nos últimos meses, Lula criticou ações norte-americanas em relação ao Irã e a Cuba, enquanto Washington avaliava classificar facções criminosas brasileiras como organizações terroristas, medida rejeitada por Brasília. Além disso, houve atritos envolvendo investigações comerciais e a expulsão de agentes ligados à imigração e à Polícia Federal.
Apesar do histórico de divergências, tanto Trump quanto Lula ressaltaram o caráter positivo da reunião. Este foi o segundo encontro oficial entre os dois líderes desde o início do mandato de Trump. O primeiro ocorreu em outubro de 2025, na Malásia, durante a cúpula da ASEAN.




Comentários