Com chapéu do MST, Maduro pede apoio de brasileiros
- Luana Valente

- 5 de dez.
- 2 min de leitura
Ditador venezuelano convoca protestos em defesa da soberania do país

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez nesta quinta-feira (4) um apelo público ao povo brasileiro para que se mobilize em defesa da soberania venezuelana. O pedido ocorreu durante uma transmissão oficial, na qual o ditador chavista apareceu segurando e vestindo um chapéu do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), presente enviado por militantes brasileiros VEJA.
“Muito obrigado, Brasil. Muito obrigado, MST. A luta continua, a vitória nos pertence. Viva a unidade do povo brasileiro, viva a unidade com o povo venezuelano”, declarou o ditador intercalando frases em português e espanhol, reforçando a ideia de solidariedade entre os dois países. Ele ainda conclamou: “Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta por paz e soberania. Temos direito à paz com soberania”.
O pronunciamento de Maduro ocorreu no mesmo dia em que os Estados Unidos anunciaram uma operação militar contra uma embarcação suspeita de narcotráfico no Pacífico Oriental. A ação, que resultou na morte de quatro homens, ampliou o clima de tensão entre Washington e Caracas. O líder venezuelano aproveitou o episódio para reforçar sua narrativa de resistência contra pressões externas e ataques à soberania nacional.
O uso do chapéu do MST por Maduro foi visto como uma tentativa de configurar aproximação com movimentos sociais brasileiros. O MST, que é historicamente alinhado a pautas de esquerda foi citado por Maduro como exemplo de apoio popular. O acessório serviu como pano de fundo para a convocação de protestos, reforçando a ideia de unidade entre militâncias dos dois países.
Em meio à escalada de tensões internacionais, o gesto pode ser visto com uma estratégia de Maduro para buscar legitimidade externa em momentos de pressão interna e internacional.






Comentários