top of page

Déficit de 0,20% do PIB não ameaça economia, afirma Lula



Presidente minimiza preocupações do mercado durante reunião do Conselhão e defende crescimento com distribuição de renda


José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil


Durante a 7ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão), realizada em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que um déficit primário de 0,20% do Produto Interno Bruto (PIB) não representa risco para a economia brasileira. “Não faz o mundo cair”, disse Lula, ao rebater críticas de setores do mercado financeiro que apontam para a necessidade de superávit fiscal rigoroso.


O presidente comparou a situação brasileira com países desenvolvidos que convivem com dívidas muito superiores. Citou os Estados Unidos, cuja dívida pública gira em torno de 120% do PIB, a Itália, com cerca de 200%, e o Japão, que ultrapassa 290%. Para Lula, diante desses números, o Brasil não deveria tratar como catástrofe um déficit tão pequeno.


Ainda de acordo com o petista, “a economia do Brasil está correta”.


“A economia do Brasil tá correta. Obviamente que eu gostaria de crescer 10%. Mas o importante não é o quanto você vai crescer. O importante é se o que você crescer é distribuído, porque esse país já cresceu 14% ao ano e não distribuiu. Então, o que é importante é que aos poucos a gente vai colocando a parte mais sensível e mais pobre da população dentro do orçamento do país, levando a sério a educação, a saúde, a legalização de terras indígenas, a questão de demarcar as zonas que nós precisamos demarcar, tanto no oceano quanto nas florestas, a questão dos quilombolas”, tentou justificar.


Quanto a meta fiscal para este ano a previsão é de superávit primário de 0,25% do PIB, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual para cima ou para baixo. Apesar disso, dados recentes do Tesouro Nacional mostram que, no acumulado de 12 meses até abril, o país registrou déficit de 0,97% do PIB, mesmo após um superávit de R$ 25,2 bilhões em abril.


Para Lula o crescimento econômico só tem sentido se acompanhado de distribuição de renda. Além disso, o petista destacou o que considera ser prioridades na gestão, destacando investimentos em educação e saúde, demarcação de terras indígenas, reconhecimento de territórios quilombolas e inclusão da população mais pobre no orçamento nacional.


As declarações repercutiram entre economistas e agentes do mercado. Analistas alertam que gastos adicionais podem pressionar a dívida pública e dificultar o controle da inflação.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page