Eduardo Bolsonaro afirma que apoio de Trump é o início de novas ações dos EUA
- Luana Valente

- 8 de jul.
- 2 min de leitura

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta segunda-feira (7), que a manifestação pública do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de seu pai, Jair Bolsonaro, representa apenas o primeiro passo de uma série de ações que devem partir do governo norte-americano nos próximos dias.
A declaração foi feita por meio da rede social X, onde Eduardo escreveu: “O que posso dizer é que esta não será a única novidade vinda dos EUA neste próximo tempo. Aproveito para agradecer a todos que se empenham nesta batalha”. O parlamentar está nos Estados Unidos desde fevereiro, onde lidera esforços para promover sanções contra autoridades brasileiras, especialmente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Trump defende Bolsonaro
A manifestação de Trump foi publicada na rede Truth Social. Nela, o presidente norte-americano afirmou que Jair Bolsonaro é vítima de uma “caça às bruxas” e que o único julgamento legítimo seria “pelos eleitores do Brasil” D E. Trump também disse que o Brasil está fazendo “algo terrível” ao tratar o ex-presidente como réu por tentativa de golpe de Estado.
Repercussão política
A fala de Trump gerou reações imediatas no cenário político brasileiro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), compartilhou a nota e afirmou que Bolsonaro “deve ser julgado somente pelo povo brasileiro”. Outros aliados, como o senador Rogério Marinho (PL-RN) e o ex-deputado Deltan Dallagnol, também se manifestaram em apoio ao ex-presidente, reforçando a narrativa de perseguição política.
Contexto judicial
Jair Bolsonaro é réu no STF por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele também foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação H E. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, é investigado por tentar influenciar autoridades estrangeiras a impor sanções contra membros do Judiciário brasileiro.
Alinhamento internacional
A declaração de Eduardo Bolsonaro reforça o alinhamento ideológico entre setores da direita brasileira e o governo Trump. Parlamentares da oposição interpretaram a fala como um gesto de apoio internacional às pautas conservadoras no Brasil.
A expectativa agora gira em torno das possíveis “novidades” que Eduardo Bolsonaro prometeu, enquanto o governo brasileiro reafirma sua posição de soberania e rejeita qualquer tipo de interferência externa.






Comentários