Eduardo Bolsonaro lidera corrida ao Senado por São Paulo, aponta pesquisa
- Luana Valente
- 9 de jul.
- 2 min de leitura

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece como o principal nome na disputa por uma das vagas ao Senado Federal por São Paulo, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (9) pelo instituto Paraná Pesquisas. Eduardo se destaca com 36,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 32,8%.
Acompanhe os cenários:
Cenário 1 – com Fernando Haddad
• Eduardo Bolsonaro lidera com 36,7% das intenções de voto
• Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, aparece com 32,8%
• Guilherme Derrite (PP), secretário estadual de Segurança Pública, tem 22,9%
• Outros nomes incluem Ricardo Salles (Novo), Baleia Rossi (MDB), Mara Gabrilli (PSD) e Luiz Marinho (PT), com percentuais entre 7% e 14% A
Cenário 2 – com Geraldo Alckmin
• Eduardo Bolsonaro mantém a liderança com 36,4%
• Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República, surge com 35,4%, em empate técnico
• Derrite repete desempenho com 22,3%, seguido por Salles, Rossi e Gabrilli.
Pesquisa espontânea
Na sondagem espontânea, sem apresentação de nomes, Eduardo Bolsonaro também lidera com 1,8%, seguido por Eduardo Suplicy (PT) com 1,2%. A maioria dos entrevistados (83,8%) não soube ou preferiu não opinar.
O resultado indica que o bolsonarismo mantém força significativa no estado mais populoso do país, enquanto nomes ligados ao governo federal também apresentam alta competitividade. A disputa promete ser acirrada, com dois terços das 81 cadeiras do Senado em jogo em 2026.
A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 8 de julho de 2025, ouviu 1.680 eleitores em 84 municípios paulistas. Com margem de erro de 2,4 pontos percentuais e grau de confiança de 95%, o estudo simulou dois cenários eleitorais para as eleições de 2026, quando duas das três cadeiras paulistas no Senado estarão em disputa.
Comments