Flopou? Apenas um chefe de Estado comparece ao coquetel de Janja em Belém
- Luana Valente

- 7 de nov.
- 1 min de leitura

Na noite de quinta-feira (6), em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ofereceram um coquetel aos chefes de delegação presentes na Cúpula do Clima (COP30). Apesar da proposta diferenciada, o coquetel teve adesão mínima de líderes internacionais. De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, apenas o presidente chileno Gabriel Boric compareceu como chefe de Estado.
O evento, planejado como uma experiência “imersiva” na Amazônia, incluiu cardápio regional com peixes típicos como pirarucu e filhote, além de ambientação sonora e visual inspirada na floresta. No entanto, nem o presidente Lula permaneceu por muito tempo no evento. Ele ficou cerca de 15 minutos no coquetel antes de se retirar.
A situação foi interpretada como um descompasso na organização da agenda oficial da COP30. Enquanto o coquetel buscava reforçar a imagem do Brasil como anfitrião da conferência e valorizar a cultura amazônica, a baixa presença de líderes internacionais acabou gerando críticas e manchetes sobre o “fracasso” da recepção.
Além disso, interlocutores apontaram que o evento tinha como objetivo sensibilizar autoridades para ampliar recursos destinados ao fundo ambiental brasileiro.






Comentários