Pesquisa Quaest: 64% dos moradores do Rio de Janeiro aprovam megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha
- Luana Valente

- 3 de nov.
- 1 min de leitura

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Genial/Quaest revelou que 64% dos moradores do estado do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, ocorrida em 28 de outubro. A ação resultou na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais.
O levantamento foi realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, por meio de entrevistas domiciliares presenciais com 1.500 pessoas com 16 anos ou mais, residentes em diferentes regiões do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar da aprovação majoritária, 52% dos entrevistados afirmaram que se sentem mais inseguros após a operação, enquanto apenas 35% disseram perceber melhora na segurança pública. Outros 13% não souberam ou não quiseram responder.
A operação teve como alvo lideranças da facção criminosa Comando Vermelho e mobilizou centenas de agentes das polícias Civil e Militar. Segundo o levantamento, 58% dos moradores consideraram a ação bem-sucedida, mesmo diante das denúncias de abusos e do elevado número de mortes.
A pesquisa também apontou que a aprovação da operação foi maior entre pessoas com menor escolaridade e que a maioria da população fluminense defende novas ações semelhantes em comunidades, morros e favelas.






Comentários