Ramagem é solto nos EUA após detenção pelo ICE
- Luana Valente

- 16 de abr.
- 1 min de leitura
Ex-deputado bolsonarista aguarda decisão sobre pedido de asilo político; Paulo Figueiredo confirma que Ramagem não irá responder processo criminal

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi liberado pelas autoridades norte-americanas após passar dois dias detido pelo ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement), em Orlando, na Flórida. A prisão ocorreu na segunda-feira, 13, motivada por irregularidades migratórias, já que o visto de Ramagem havia expirado.
Segundo informações apuradas e confirmadas por órgãos de segurança, a soltura foi condicionada ao pedido de asilo político apresentado pelo ex-parlamentar. Esse recurso jurídico permite que ele permaneça nos Estados Unidos enquanto o processo é analisado pelas autoridades de imigração. O nome de Ramagem não consta mais de uma lista de pessoas detidas pelo ICE em Orange County, na Flórida.
Por meio das redes sociais, o jornalista Paulo Figueiredo, afirmou que “Ramagem não precisou pagar fiança. Com boa vontade, foi verificado que a situação imigratória dele é absolutamente regular, como dito originalmente". Além disso, o jornalista informou que o ex-diretor da Abin não vai responder a qualquer processo criminal.
A situação abre um novo capítulo nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Caso o pedido de asilo seja aceito, Ramagem poderá evitar a extradição e permanecer em território norte-americano. Se for negado, o processo de deportação poderá ser retomado, atendendo à solicitação do governo brasileiro.
No Brasil, Ramagem foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos de prisão por envolvimento em suposta tentativa de "golpe de Estado" e uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para fins políticos. Ramagem nega as acusações e declara sofrer perseguição política.




Comentários