top of page

Conselheiro de Trump declara que Lula foi “incoerente” e fez “chilique” após fala no G7



Jason Miller relata em rede social que Macron teria interrompido discurso do presidente brasileiro em fórum sobre inteligência artificial


Reprodução: fotomontagem
Reprodução: fotomontagem

O ex-conselheiro de Donald Trump, Jason Miller, provocou polêmica ao afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dado um “chilique” durante a cúpula do G7, realizada em Évian-les-Bains, na França. Em postagem na rede social X, Miller relatou que Lula tentou fazer um discurso “longo, confuso e prolixo” no fórum sobre inteligência artificial, mas acabou sendo interrompido pelo presidente francês Emmanuel Macron.


Segundo Miller, a fala de Lula teria se estendido além do tempo previsto e, diante da insistência do brasileiro, Macron precisou intervir para encerrar a participação. “Foi tão ruim — e Lula estava tão incoerente — que Emmanuel Macron teve que intervir e cortá-lo porque ele não parava de falar”, escreveu. O aliado de Trump acrescentou que Lula teria reagido de forma irritada: “Lula ficou chateado, fez um chilique como uma criança e depois se levantou e saiu. Então, sim, Lula é alguém que fala demais.”


A acusação repercutiu porque Macron foi justamente o responsável por convidar Lula para o encontro, reforçando a aproximação entre Brasil e França. Até o momento, não há confirmação oficial de que o episódio tenha ocorrido da forma descrita por Miller. A Presidência da República não se manifestou sobre o relato.


Lula utilizou sua participação no fórum para defender a regulação das plataformas digitais, e classificou como riscos sociais ao falar sobre a expansão da inteligência artificial. O presidente citou o Pix como exemplo de tecnologia nacional que promove inclusão financeira. Vale frisar que o Pix foi implementado na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.


Lula ainda aproveitou entrevistas após o G7 para criticar o presidente norte-americano, afirmando que Trump “age como um imperador” e “fala muito e ouve pouco”.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page