Flávio Bolsonaro leva Janones ao STF por discurso de ódio nas redes
- Luana Valente

- há 9 horas
- 2 min de leitura
Senador do PL acusa deputado de injúria e pede indenização destinada à caridade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal contra o deputado André Janones (Rede-MG), alegando ter sido alvo de injúria e discurso de ódio em publicações feitas nas redes sociais. A ação, apresentada nesta semana, pede reparação mínima de R$ 20 mil por danos morais, valor que, segundo o parlamentar, será integralmente destinado a instituições de caridade.
De acordo com a defesa de Flávio, Janones teria publicado cinco vídeos no Instagram entre março e junho de 2026, nos quais utilizou termos como “vagabundo”, “idiota”, “babaca” e “verme”, além de acusações de “miliciano” e “ladrão”. Os advogados sustentam que tais declarações não estão protegidas pela imunidade parlamentar, por se tratarem de ataques pessoais sem relação com o exercício do mandato. A petição também pede agravamento da pena em razão da ampla divulgação das ofensas em ambiente digital e por terem sido dirigidas a um agente público.
O episódio ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral ter condenado Janones em outro processo, por unanimidade, entendendo que o deputado divulgou acusações falsas contra Flávio Bolsonaro durante o período eleitoral. Até o momento, Janones não se manifestou sobre a nova ação protocolada no STF.
O caso evidencia como os embates políticos vêm migrando das redes sociais para o Judiciário, ampliando a tensão entre parlamentares e reforçando o debate sobre os limites da liberdade de expressão e da responsabilidade nas plataformas digitais.
Se quiser, posso detalhar mais sobre o trâmite da queixa-crime no STF, os precedentes de casos semelhantes envolvendo parlamentares ou o impacto das redes sociais na política brasileira.Flávio Bolsonaro leva Janones ao STF por discurso de ódio nas redes
Senador do PL acusa deputado de injúria e pede indenização destinada à caridade
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal contra o deputado André Janones (Rede-MG), alegando ter sido alvo de injúria e discurso de ódio em publicações feitas nas redes sociais. A ação, apresentada nesta semana, pede reparação mínima de R$ 20 mil por danos morais, valor que, segundo o parlamentar, será integralmente destinado a instituições de caridade.
De acordo com a defesa de Flávio, Janones teria publicado cinco vídeos no Instagram entre março e junho de 2026, nos quais utilizou termos como “vagabundo”, “idiota”, “babaca” e “verme”, além de acusações de “miliciano” e “ladrão”. Os advogados sustentam que tais declarações não estão protegidas pela imunidade parlamentar, por se tratarem de ataques pessoais sem relação com o exercício do mandato. A petição também pede agravamento da pena em razão da ampla divulgação das ofensas em ambiente digital e por terem sido dirigidas a um agente público.
O episódio ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral ter condenado Janones em outro processo, por unanimidade, entendendo que o deputado divulgou acusações falsas contra Flávio Bolsonaro durante o período eleitoral. Até o momento, Janones não se manifestou sobre a nova ação protocolada no STF.
O caso evidencia como os embates políticos vêm migrando das redes sociais para o Judiciário, ampliando a tensão entre parlamentares e reforçando o debate sobre os limites da liberdade de expressão e da responsabilidade nas plataformas digitais.




Comentários