Gilmar Mendes pede investigação contra Alessandro Vieira
- Luana Valente

- 16 de abr.
- 1 min de leitura
Representação enviada à PGR pode afetar futuro eleitoral do senador sergipano

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação contra o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), pedindo abertura de investigação por suposto abuso de autoridade. A medida decorre da atuação de Vieira como relator da CPI do Crime Organizado, quando sugeriu o indiciamento de ministros do STF e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
No relatório final, Vieira incluiu nomes como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, alegando supostos crimes de responsabilidade. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela comissão por seis votos a quatro. Para Gilmar, houve “desvio de finalidade” e “grave arbitrariedade” na condução da relatoria.
Caso a PGR aceite a representação e uma eventual condenação seja confirmada, o senador poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que o tornaria inelegível para as eleições de outubro. O cenário coloca em risco sua tentativa de reeleição ao Senado e amplia a tensão entre Legislativo e Judiciário.
Aliados de Vieira classificaram a iniciativa como tentativa de intimidação, enquanto ministros do STF defendem que a medida busca preservar os limites constitucionais das CPIs. O desdobramento da investigação será decisivo para o futuro político do parlamentar e promete acirrar ainda mais o embate institucional nos próximos meses.




Comentários