Jornalista Oswaldo Eustáquio recebe visto dos EUA
- Luana Valente
- 19 de jul.
- 2 min de leitura

O jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio, considerado foragido da Justiça do Brasil, recebeu na última sexta-feira (18) um visto norte-americano que autoriza sua entrada nos Estados Unidos. A entrega do documento ocorreu na embaixada dos EUA em Madri, na Espanha, onde Eustáquio reside atualmente.
O visto foi concedido em outubro de 2024, na categoria de “jornalista ou mídia estrangeira”, com validade de quatro anos. Apesar da autorização ter sido emitida no ano anterior, o documento só foi entregue recentemente, o que Eustáquio atribui à mudança de governo nos EUA, agora sob a presidência de Donald Trump.
Eustáquio é alvo de dois mandados de prisão preventiva no Brasil, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por crimes como ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. O jornalista chegou a ficar preso em regime domiciliar, mas optou pelo regúgio, passando por Paraguai e Argentina antes de se estabelecer na Espanha.
O governo brasileiro solicitou sua extradição, mas a Justiça espanhola negou o pedido alegando “motivação política” e incompatibilidade legal com os crimes imputados. Em suas redes sociais, Eustáquio celebrou a concessão do visto e criticou duramente o ministro Moraes, afirmando ter vencido na “mais alta corte da Espanha” e reforçando sua lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A entrega do visto coincidiu com o anúncio do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, sobre a revogação dos vistos de Moraes e de outros ministros do STF, em um gesto que intensificou as tensões diplomáticas entre os dois países.
Pelas Redes Sociais, o advogado do jornalista, Ricardo Vasconcellos, comemora a conquista. “Enquanto algumas autoridades no Brasil estão perdendo o seu visto perdendo o seu visto, conquistamos o visto americano de Oswaldo. Um grande dia para a liberdade de expressão”.
Eustáquio, por ora, permanece na Espanha, mas já sinalizou planos de abrir um canal de notícias nos Estados Unidos.
コメント