top of page

Laudo da PF confirma necessidade de cirurgia em Bolsonaro


Junta médica pericial aponta hérnia inguinal bilateral e recomenda procedimento urgente; documento foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes


Hugo Barreto / Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles

A Polícia Federal concluiu, nesta sexta-feira (19), que o ex-presidente Jair Bolsonaro precisa passar por uma cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral. O laudo médico foi elaborado por uma junta pericial da corporação e encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por avaliar o pedido da defesa para a realização do procedimento.


Segundo o documento, a perícia foi realizada na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, e confirmou não apenas a presença das hérnias, mas também sintomas associados, como soluços persistentes e insônia. Os peritos destacaram que o quadro é refratário aos tratamentos já instituídos e que há risco de agravamento caso a cirurgia não seja realizada em breve. “Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário”, diz trecho do laudo.


A defesa de Bolsonaro já havia solicitado autorização para a internação, alegando urgência na intervenção cirúrgica. O advogado Paulo Cunha Bueno afirmou que o laudo da PF ratifica diagnósticos anteriores feitos por médicos particulares do ex-presidente, que apontavam a necessidade da cirurgia em decorrência das complicações originadas pela facada sofrida em 2018.


Bolsonaro encontra-se atualmente preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, cumprindo pena definitiva. A decisão sobre sua internação e cirurgia caberá ao ministro Alexandre de Moraes, que determinou a perícia justamente para embasar sua análise. O laudo oficial reforça a necessidade de intervenção médica em caráter eletivo, mas com recomendação de que seja feita o quanto antes, diante da evolução do quadro clínico.


A divulgação do documento impulsiona o debate sobre as condições de saúde do ex-presidente e o impacto da facada sofrida em 2018, que já resultou em diversas cirurgias ao longo dos últimos anos. Agora, com a confirmação da junta médica da PF, o caso ganha contornos oficiais e aguarda decisão judicial para que o tratamento seja efetivamente realizado.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page