top of page

Megaoperação no Rio é aprovada por 67% no Brasil, que não veem exagero

Cerco à facção Comando Vermelho deixou 121 mortos, sendo quatro policiais, tem apenas 25% de reprovação


ree

Tomaz Silva / Agência Brasil



O novo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (12) atestou que maioria absoluta dos brasileiros aprovaram o cerco policial à facção fluminense Comando Vermelho (CV), que deixou 121 mortos, entre eles quatro policiais, no dia 28 de outubro, no Rio de Janeiro. Para 67% dos entrevistados pela pesquisa, a megaoperação é aprovada e a polícia não exagerou na força empregada contra criminosos no Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense.


O percentual de aprovação do cerco aos narcotraficantes obtido nacionalmente é maior que os 64% de aprovação do cerco policial, registrados pela Quaest entre a população do Rio, ainda em outubro. Ainda assim, 55% dos entrevistados pela pesquisa fora do Rio não gostariam de ver uma operação policial do mesmo formato e com a mesma força em seus estados; exceto para 42% que aprovariam o combate ao tráfico no mesmo modelo.


Com reprovação de apenas 25%, a megaoperação conduzida pelas forças policiais do governo de Cláudio Castro (PL), sem o apoio da Polícia Federal gerida pelo governo de Lula (PT), registra aprovação absoluta em todas as regiões do Brasil. Sendo aprovada no Sul (74%), no Centro-Oeste e Norte (70%), no Nordeste (66%) e no Sudeste (64%).


No recorte sobre o posicionamento ideológico dos entrevistados, a operação contra o Comando Vermelho não tem maioria contrária em nenhum dos campos políticos. E registra aprovação de 56% até entre lulistas e de 84% entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Há empate em 46% apenas entre aprovação e reprovação de quem se identificou como de esquerda não lulista. O maior percentual de aprovação, de 85%, é registrado entre eleitores de direita não bolsonaristas. E 62% dos independentes aprovam a operação.


Todas as regiões também refutam a ideia de que teria havido exageros na operação, com 64% no Sudeste, 66% no Nordeste, 69% no Centro-Oeste e Norte, e 70% no Sul. Mas no campo político da esquerda não lulista, 56% viram exagero da força policial na operação no Rio. Enquanto 55% dos apoiadores de Lula negaram exagero, da mesma forma que aqueles que se consideram independentes (64%), e os de direita não bolsonaristas e bolsonaristas, com o maior percentual de 86% refutando excessos da polícia.


Somente 11% dos brasileiros consideram que o nível de violência no Rio de Janeiro se reproduz em seus estados; com 84% afirmando que a violência no estado fluminense é maior do que onde eles vivem.


As respostas têm como base um universo de 2.004 pessoas com mais de 16 anos de idade, entrevistadas pessoalmente em 120 cidades brasileiras, entre os dias 6 e 9 desde mês de novembro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.



Via Diário do Poder




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page