top of page

PF apreende dinheiro e joias em operação que investiga desvios no Pará

Reprodução
Reprodução

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira a Operação Expertise, voltada ao combate de um esquema criminoso que teria desviado cerca de R$ 198 milhões em recursos públicos destinados à saúde e educação no estado do Pará.


Durante o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em Belém e Marituba, os agentes apreenderam joias, dinheiro em espécie e veículos de luxo. As diligências também resultaram na prisão preventiva de cinco pessoas, no afastamento de seis servidores públicos e na imposição de medidas cautelares, como monitoramento eletrônico de um dos investigados.


Segundo as investigações, o grupo criminoso operava por meio de empresas de fachada e servidores públicos, utilizando recursos federais oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS). O esquema envolvia o direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços, simulação ou execução parcial de contratos administrativos e posterior saque em espécie dos valores desviados.


Entre os alvos da operação está Fabrício Correa, chefe de gabinete do deputado estadual Chicão (MDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A Justiça determinou o bloqueio de ativos no valor de até R$ 198 milhões e a suspensão das atividades econômicas de quatro empresas investigadas.


Os envolvidos poderão responder por crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e infrações à Lei de Licitações.


A operação mobilizou 65 policiais federais e seis auditores da CGU, reforçando o compromisso das instituições com o combate à corrupção e à má gestão dos recursos públicos.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page