top of page

Relatório de direitos humanos dos EUA cita Moraes como censor

Documento também critica o governo Lula


Lula Marques/ Agência Brasil; Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL
Lula Marques/ Agência Brasil; Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL

O governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, divulgou nesta terça-feira (12) um relatório anual sobre direitos humanos que aponta retrocessos no Brasil sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento do Departamento de Estado cita o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por censurar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Segundo o relatório, tribunais brasileiros tomaram medidas “amplas e desproporcionais” que limitaram a liberdade de expressão e de imprensa. Entre os exemplos, está a suspensão de mais de 100 perfis na rede social X por ordem direta de Moraes, bloqueando, de forma majoritária, contas ligadas a defensores de Bolsonaro.


O texto ainda critica a decisão que determinou o bloqueio temporário da plataforma no Brasil e a proibição do uso de VPN, sob pena de multa, o que teria prejudicado denúncias anônimas de corrupção. O governo americano afirma que essas ações minaram o debate democrático e ocorreram muitas vezes em processos secretos.


Além da questão da censura, o relatório cita casos de violência policial, prisões arbitrárias, tortura e ameaças contra jornalistas. Também destaca investigações sobre execuções extrajudiciais e crimes cometidos por agentes de segurança.


O documento menciona ainda aumento dos casos de antissemitismo após os ataques do Hamas a Israel em 2023 e critica declarações de Lula sobre o conflito no Oriente Médio. Para Washington, o Brasil “não tomou medidas consistentes” para punir violações de direitos humanos cometidas por autoridades.



Via Pleno News

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page