top of page

Trump intensifica críticas ao governo brasileiro em carta a Bolsonaro


Shealah Craighead/Official White House Photo - 7.3.2020
Shealah Craighead/Official White House Photo - 7.3.2020

Em uma movimentação diplomática incomum, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra o governo brasileiro ao publicar nesta quinta-feira (17) uma carta endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. No documento, divulgado por meio da rede social Truth Social, Trump afirma que Bolsonaro está sendo vítima de um “sistema injusto” e exige que o julgamento contra ele “termine imediatamente”.


Conteúdo da carta


Na correspondência, Trump expressa solidariedade ao ex-mandatário brasileiro, que enfrenta processos no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e outros crimes relacionados aos ataques às instituições democráticas em 2022 B. “Tenho visto o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente!”, escreveu o presidente norte-americano.


Trump também criticou o atual governo brasileiro, acusando-o de promover ataques à liberdade de expressão tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. “É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura”, afirmou.


A carta foi publicada dias após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que ele associou diretamente ao tratamento dado a Bolsonaro pelas autoridades brasileiras A E. A ação gerou reações imediatas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que classificou a atitude como uma tentativa de interferência externa nos assuntos internos do Brasil. “Não é um gringo que vai dar ordem a este presidente da República”, declarou Lula durante evento da UNE.


Bolsonaro, por sua vez, repostou a carta em suas redes sociais sem comentários adicionais, mas em entrevista recente afirmou ter um vínculo próximo com Trump, destacando o relacionamento que mantiveram durante seus respectivos mandatos.


Situação judicial de Bolsonaro


O ex-presidente brasileiro está inelegível por oito anos, após condenações no Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. Além disso, é réu em ações penais no STF por tentativa de golpe e outros crimes relacionados aos eventos de 2022. A Procuradoria-Geral da República já apresentou alegações finais pedindo sua condenação, e o processo encontra-se na fase final de julgamento. Vale frisar que Bolsonaro negou todas as acusações e afirmou que é “inocente”, além de não ver possibilidade de sua prisão. A declaração aconteceu na manhã desta quinta-feira, durante coletiva de imprensa no Senado Federal.


Tensões diplomáticas


A carta de Trump representa um novo capítulo nas tensões diplomáticas entre os dois países, com implicações comerciais e políticas. A imposição de tarifas e as críticas públicas ao sistema judiciário brasileiro levantam preocupações sobre possíveis impactos nas relações bilaterais e no comércio internacional.


A Casa Branca ainda não se pronunciou oficialmente sobre o conteúdo da carta, mas porta-vozes do Departamento de Estado indicaram que a situação está sendo acompanhada “de perto”.



ree

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page