ALERTA: STF bloqueia contas e Pix de senador Marcos do Val após viagem aos EUA
- Luana Valente
- 25 de jul.
- 2 min de leitura

Brasília — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25) o bloqueio das contas bancárias, cartões de crédito e chaves Pix do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A medida foi tomada após o parlamentar viajar aos Estados Unidos, contrariando decisão anterior da Corte que havia retido seus passaportes e negado autorização para a viagem.
Segundo a defesa do senador, a decisão também atinge os cartões da filha de Do Val. O parlamentar embarcou para Miami na quarta-feira (23), utilizando um passaporte diplomático, apesar de estar sob medidas cautelares impostas pelo STF. Moraes havia indeferido formalmente o pedido de viagem no dia 16 de julho, alegando que as investigações contra o senador ainda estão em curso.
Do Val é investigado por suposta obstrução de Justiça e por integrar um grupo que teria como objetivo intimidar agentes da Polícia Federal envolvidos nas apurações sobre os atos golpistas de 2022. Em nota, o senador afirmou que comunicou previamente sua viagem ao STF, ao Itamaraty e ao Senado, e que seu passaporte diplomático está válido até julho de 2027, com visto oficial renovado até 2035.
O bloqueio financeiro é mais uma medida judicial contra o parlamentar, que já havia sido alvo de operações da Polícia Federal, suspensão de redes sociais e apreensão de documentos. Em fevereiro de 2025, o STF manteve por unanimidade o bloqueio de R$ 50 milhões em bens do senador.
O STF não comentou oficialmente o caso, alegando que o inquérito corre sob sigilo. Já Marcos do Val, em vídeo publicado nas redes sociais diretamente de Orlando, afirmou que não está fugindo e que está apenas “curtindo com a filha” durante o recesso parlamentar.
Comments