top of page

“Coração pulsante de perseguição e censura”, afirma embaixada dos EUA, ao se referir às tomadas de decisões de Moraes contra Bolsonaro


Diego Herculano / Reuters
Diego Herculano / Reuters

A tensão entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil ganhou novos contornos nesta quinta-feira, 24, após uma publicação oficial da Embaixada dos EUA no Brasil. Em seu perfil no X (antigo Twitter), a representação diplomática norte-americana compartilhou uma declaração do subsecretário de Estado para Diplomacia Pública, Darren Beattie, na qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é descrito como o “coração pulsante do complexo de perseguição e censura” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.


A mensagem, originalmente publicada em inglês por Beattie, foi traduzida e republicada pela Embaixada, gesto considerado incomum no meio diplomático. O texto afirma que, “graças à liderança do presidente Trump e do secretário Rubio, estamos atentos e tomando as devidas providências”.


A publicação ocorre em meio a uma série de medidas adotadas pelo governo Trump contra autoridades brasileiras, incluindo a revogação dos vistos de Moraes e outros ministros do STF. A Embaixada norte-americana ainda se referiu ao STF como “Supremo Tribunal de Moraes”, reforçando a personalização das críticas à Corte.


O ministro Alexandre de Moraes é relator de diversos processos envolvendo Bolsonaro, incluindo investigações sobre uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022. A atuação do magistrado tem sido alvo de críticas por parte de aliados do ex-presidente, que alegam perseguição política e cerceamento da liberdade de expressão.


Além das declarações diplomáticas, o governo dos EUA anunciou recentemente tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida que o governo brasileiro considera uma retaliação política.


Até o momento, o Itamaraty não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page