URGENTE: Deputada Carla Zambelli passa mal em audiência de extradição na Itália
- Luana Valente
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e atualmente presa na Itália, passou mal nesta quarta-feira (13), ao chegar ao Tribunal de Apelação de Roma para uma audiência relacionada ao seu processo de extradição para o Brasil.
A parlamentar apresentou sinais de mal-estar logo ao chegar ao tribunal, e foi atendida por um socorrista e, posteriormente, encaminhada a um hospital para avaliação médica. A audiência foi interrompida e remarcada para o dia 27 de agosto.
A audiência tinha como objetivo decidir se Zambelli permaneceria presa ou poderia aguardar o processo de extradição em liberdade ou prisão domiciliar. A defesa alegou problemas de saúde, incluindo a síndrome da taquicardia postural ortostática, e a ausência de medicamentos na prisão como justificativa para o pedido de liberdade.
Decorrente dos problemas de saúde externados por Zambelli, o juiz Michele Monteleone autorizou uma perícia médica urgente até o dia 22 de agosto.
No Brasil, Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por por um suposto envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Após a condenação, viajou para a Itália e foi presa em Roma no dia 29 de julho.
O processo de extradição pode durar entre um ano e meio a dois anos, e ainda depende da decisão do Ministério da Justiça italiano após o parecer judicial.
Zambelli segue detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, em Roma. A deputada também responde porte ilegal de arma, após mirar em um eleitor com um revólver em 2022. A Justiça italiana analisa se ela será extraditada ao Brasil para cumprir pena.
Commentaires