“Existem vírgulas na política que não justificam”, declara Kassab ao criticar imposição de tornozeleira a Bolsonaro
- Luana Valente
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Kassab ainda alerta a possibilidade de uma “guerra entre os Poderes”

Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fez duras críticas ao atual cenário político brasileiro e questionou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e prisão domiciliar.
Kassab reconheceu que poder haver fundamentos jurídicos para as medidas, mas ponderou que o ambiente político atual não favorece tais ações. “Conversando com constitucionalistas sobre o tema, eles dizem que existem vírgulas na Constituição que justificam essa tornozeleira, mas existem vírgulas na política – e falo eu – que não justificam”, afirmou.
Ele também alertou para o risco de agravamento da crise institucional: “Na atual escalada, logo teremos uma guerra entre os Poderes. Os Três Poderes, as três instituições, estão realmente com muita dificuldade na sua estabilidade e na sua convivência”, disse.
As medidas foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que investiga uma suposta tentativa de coação ao STF, envolvendo articulações internacionais para reverter o julgamento da ação penal do golpe, da qual Bolsonaro é réu. A Polícia Federal apontou que o ex-presidente teria atuado para dificultar o andamento do processo, o que poderia configurar crimes como obstrução de justiça, coação no curso do processo e ataque à soberania nacional.
O presidente do PSD também criticou a ocupação da mesa da Câmara por deputados da oposição, classificando o ato como inadequado e prejudicial à imagem do Legislativo. Segundo ele, esse tipo de comportamento contribui para o afastamento da sociedade da política, o que considera “muito ruim”.
Kassab ainda comentou sobre o impacto das sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, associadas à condução do processo contra Bolsonaro. De acordo com ele, a postura do presidente americano Donald Trump, afirmando que medidas unilaterais como o “tarifaço” afetam negativamente as relações bilaterais e não se justificam, mesmo diante de divergências políticas.
Comments