Filhos de Barroso estariam abrigados no consulado brasileiro em Nova York, segundo jornalista
- Luana Valente
- há 7 dias
- 2 min de leitura

Nova York — Os filhos do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estariam abrigados no consulado do Brasil em Nova York após a revogação de seus vistos pelos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo jornalista Luís Ernesto Lacombe durante participação no programa Timeline, da revista homônima, na sexta-feira (25).
Segundo Lacombe, Luna van Brussel Barroso e Bernardo van Brussel Barroso buscaram refúgio temporário em território diplomático brasileiro diante da insegurança jurídica decorrente da decisão do governo norte-americano, liderado pelo presidente Donald Trump, de cancelar os vistos de oito ministros do STF e seus familiares.
“Os dois estavam entrando com um pedido de cidadania americana. Bernardo e a irmão foram para Nova York sem saber o que fazer. Deve ser muito ruim para um pai perceber que ele atrapalhou um projeto de vida dos filhos. A informação é de alguém próximo do Bernardo”, disse Lacombe.
A medida foi anunciada como parte de uma retaliação política aos atos recentes do Judiciário brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O secretário de Estado Marco Rubio afirmou que os vistos foram cancelados como resposta à “censura à liberdade de expressão” promovida por ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes e seus aliados.
Em nota divulgada no último final de semana, o STF negou os boatos e afirmou que a filha do ministro não reside nem estuda nos Estados Unidos. Enquanto isso, figuras da oposição, como o deputado Eduardo Bolsonaro, celebraram a medida como uma resposta à atuação do STF contra seu pai, o ex-presidente.
A permanência dos filhos de Barroso no consulado brasileiro ainda não foi oficialmente confirmada pelas autoridades diplomáticas. O caso segue em apuração.
Comentários