top of page

Governo Lula impõe sigilo de cinco anos sobre extradição de Carla Zambelli



Folha UOL
Folha UOL

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a imposição de sigilo de cinco anos sobre os documentos e comunicações oficiais relacionados ao processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa na Itália. A medida foi tomada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que alegou razões estratégicas e jurídicas para a classificação das informações como reservadas.


Zambelli, integrante da base bolsonarista na Câmara, foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após ter saído do Brasil em maio, rumo à Argentina e aos Estados Unidos, a parlamentar se estabeleceu na Itália, onde foi detida em julho. A extradição está em análise pela Procuradoria-Geral italiana, com parecer previsto para os próximos 30 dias.


Segundo a AGU, os documentos enviados às autoridades italianas e à embaixada brasileira em Roma contêm “estratégia jurídica de defesa dos interesses do Estado brasileiro” e estão protegidos pelo sigilo profissional da advocacia. A resposta foi dada após solicitação via Lei de Acesso à Informação feita por jornalistas.


Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, tramita um pedido de cassação do mandato de Zambelli, cuja aprovação é considerada provável até mesmo por membros do PL. A licença parlamentar de 127 dias, solicitada após sua fuga, expirou no início de outubro.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page