ICE confirma que Ramagem poderá aguardar processo de asilo em liberdade nos EUA
- Luana Valente

- 17 de abr.
- 2 min de leitura
Agência norte-americana comunicou à Polícia Federal que ex-deputado não permanecerá detido enquanto tramita pedido de asilo político; decisão ocorre após prisão em Orlando e liberação dias depois.

O Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) dos Estados Unidos informou oficialmente à Polícia Federal (PF) que o ex-deputado Alexandre Ramagem poderá acompanhar em liberdade o processo de análise de seu pedido de asilo político. A decisão foi comunicada após sua detenção em Orlando, na Flórida, e posterior liberação. A confirmação da informação é do Portal Metrópoles.
Segundo relatos, Ramagem foi preso na segunda-feira (13) por questões migratórias e levado a um centro de detenção do ICE. Dois dias depois, na quarta-feira (15), foi liberado. No dia seguinte, representantes da agência norte-americana se reuniram com a PF para esclarecer o caso e confirmaram que o ex-parlamentar não permanecerá sob custódia enquanto aguarda a decisão da Justiça dos EUA.
Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e ex-deputado federal pelo PL, foi condenado no Brasil por envolvimento em tentativa de golpe. Seu pedido de asilo nos Estados Unidos é interpretado como uma estratégia para evitar o cumprimento da pena em território brasileiro.
Ramagem relata apoio e explica detenção nos EUA
Por meio das redes sociais, Alexandre Ramagem comentou os episódios recentes envolvendo sua detenção em Orlando. Ele garantiu que o caso não teve relação com trânsito, mas sim com procedimentos migratórios. “Por uma questão migratória, nada de trânsito”, disse. O ex-parlamentar acrescentou que sua entrada nos Estados Unidos ocorreu em setembro do ano passado de forma regular, com “passaporte válido, visto válido e sem condenação nenhuma”. Segundo ele, logo após a chegada, foi protocolado o pedido de asilo político: “Em seguida, nós entramos com o pedido de asilo”.
Durante o período em que esteve sob custódia, Ramagem afirmou ter recebido apoio e ressaltou que sua permanência nos Estados Unidos está sendo tratada junto às autoridades locais, dentro da necessidade de regularização migratória.
Em sua manifestação, o ex-diretor da Abin também agradeceu aos que se mobilizaram em sua defesa. “Primeiro eu quero agradecer a todos que torceram por nós, que fizeram orações, que estão do nosso lado, que é o lado da verdadeira justiça”, declarou. Ele mencionou ainda nomes de aliados políticos e apoiadores, como Allan dos Santos, Eduardo Bolsonaro, Paulo Figueiredo e o senador Hiran (PP-RR), a quem chamou de amigo de longa data.
Além disso, Ramagem criticou a Polícia Federal, a quem chamou de “polícia de jagunços”, e negou que sua detenção tenha ocorrido em cooperação internacional com a corporação, como havia sido informado em nota oficial.




Comentários