Oposição conta com quase 300 votos favoráveis à anistia na Câmara dos Deputados
- Luana Valente

- 4 de set.
- 1 min de leitura

Brasília — Líderes de partidos de oposição e do centrão afirmam já ter reunido cerca de 300 votos na Câmara dos Deputados para aprovar o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A proposta tem ganhado força nos bastidores do Congresso e pode ser pautada ainda em setembro.
Segundo o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara, apenas seis partidos — PL, PSD, Progressistas, União Brasil, Republicanos e Novo — já somam 292 parlamentares favoráveis à medida. A expectativa é que o número ultrapasse os 300 votos com o apoio de membros do MDB, PSDB, Podemos e Cidadania.
A articulação ganhou novo impulso após a visita do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no início da semana. A reunião foi interpretada como um sinal verde para avançar com o projeto, embora o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não tenha confirmado a inclusão da proposta na pauta.
O movimento ocorre paralelamente ao julgamento de Bolsonaro e outros réus no Supremo Tribunal Federal (STF), acusados de tentativa de golpe de Estado. A oposição aguarda a conclusão do julgamento, previsto para o dia 12 de setembro, antes de formalizar a votação do projeto.
Além da anistia, líderes oposicionistas indicam que pretendem pressionar pela inclusão de outras pautas polêmicas, como o fim do foro privilegiado, caso obtenham sucesso na votação da anistia.






Comentários