ALERTA: Alexandre de Moraes solicita extradição de ex-assessor Eduardo Tagliaferro
- Luana Valente

- 23 de ago.
- 1 min de leitura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, formalizou pedido de extradição de seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, atualmente residente na Itália. A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Justiça em 14 de agosto e, posteriormente, enviada ao Itamaraty no dia 20 para tratativas com o governo italiano
Tagliaferro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na sexta-feira (22), por uma série de crimes, incluindo violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Segundo a denúncia, o ex-assessor teria vazado informações confidenciais obtidas durante seu período como chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de favorecer interesses próprios e de terceiros ligados a uma organização criminosa que disseminava desinformação contra o sistema eleitoral brasileiro.
Em abril, a Polícia Federal já havia indiciado Tagliaferro por violação de sigilo funcional, após a divulgação de diálogos entre servidores do STF e do TSE. Para a PGR, a sua conduta se agravou por atuar em conjunto com outros investigados que deixaram o país.
Nas redes sociais, Tagliaferro declarou possuir informações comprometedoras sobre Moraes e afirmou que pretende apresentar uma denúncia contra o ministro ao Parlamento Europeu. Ele se diz vítima de perseguição política.






Comentários