top of page

ALERTA: Em entrevista ao Washington Post, Moraes ressalta que não vai recuar ‘nem um milímetro’



Maria Isabel Oliveira/O Globo
Maria Isabel Oliveira/O Globo

Em entrevista publicada nesta segunda-feira (18) pelo jornal norte-americano The Washington Post, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que não pretende recuar “nem um milímetro” em suas decisões judiciais, mesmo diante das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos. A fala ocorre em meio ao acirramento das tensões entre os dois países, impulsionadas pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.


“Não existe a possibilidade de recuar nem um milímetro. Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido”, ressaltou em entrevista.


O governo de Donald Trump sancionou Moraes com base na Lei Magnitsky, tradicionalmente usada contra violadores de direitos humanos. As punições incluem o bloqueio de bens nos EUA, cancelamento de visto e proibição de transações financeiras com instituições americanas. A Casa Branca acusa o magistrado de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e seus aliados, alegando perseguição política disfarçada de processo judicial, e com o objetivo de promover uma “execução política” de Jair Bolsonaro.


Durante a entrevista, o ministro destacou ainda que 179 testemunhas já foram ouvidas no processo e que todas as decisões seguem os trâmites legais da Justiça brasileira.


O Washington Post descreveu Moraes como “xerife da democracia”, destacando sua atuação contra ameaças digitais. O jornal relembrou episódios como o bloqueio da plataforma X (antigo Twitter), o embate com Elon Musk e a prisão de parlamentares envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.


As sanções americanas já provocaram efeitos concretos: o governo Trump impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados e suspendeu vistos de aliados de Moraes. O ministro lamentou o impacto das “narrativas falsas”, que segundo ele, envenenaram a relação histórica entre Brasil e Estados Unidos, mas não se intimidará com as mediadas adotadas.


O julgamento do chamado “Núcleo 1”, que inclui Bolsonaro, está marcado para ocorrer entre 2 e 12 de setembro no STF. Moraes, relator do caso, reafirmou que continuará conduzindo as investigações com tranquilidade e sem ceder a pressões externas.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page