Deputados pedem que Itália conceda asilo político a Carla Zambelli e rejeite extradição
- Luana Valente
- há 4 dias
- 1 min de leitura

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, enviou um ofício à primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, solicitando que o governo italiano conceda asilo político à deputada Carla Zambelli (PL-SP) e rejeite eventual pedido de extradição feito pelo Brasil.
No documento, divulgado em 30 de julho, Sóstenes afirma que Zambelli “se entregou à polícia” em Roma e a descreve como “a mulher mais votada do Brasil nas eleições de 2022” e “figura da mulher brasileira conservadora de direita que luta por valores da família e por uma democracia justa e livre”.
Ô parlamentar sustenta que Zambelli e outros integrantes do PL são alvos de “perseguição política” por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em “conluio com a Corte Suprema Federal – STF, em particular com o ministro Alexandre de Moraes”.
Sóstenes alega ainda que, no julgamento conduzido pelo STF, a deputada não teria tido garantidos os direitos ao “contraditório e à ampla defesa” e que sua condenação a dois anos e meio seria resultado de um processo “inconstitucional” e de “clara perseguição política”.
Via Hora Bradili
Comments