Ex-assessor de Alexandre de Moraes é detido na Itália
- Luana Valente

- 1 de out.
- 1 min de leitura

O ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro, foi detido pela polícia italiana nesta quarta-feira, 1º, enquanto era conduzido a uma delegacia local. Ainda não está claro se a ação resultará em prisão formal ou apenas na assinatura de uma ordem de restrição de locomoção no país.
Tagliaferro, que possui cidadania italiana, tornou-se figura central em uma série de denúncias contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e outras autoridades envolvidas na investigação de crimes atribuídos a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto vazamento de mensagens trocadas entre servidores do gabinete de Moraes.
Em agosto, o ministro Alexandre de Moraes solicitou formalmente a extradição de Tagliaferro. O Ministério da Justiça encaminhou o pedido ao Itamaraty no dia 20 daquele mês, com o objetivo de comunicar o governo italiano sobre a medida.
A detenção ocorre no mesmo dia em que Tagliaferro estava previsto para prestar depoimento à Comissão da Câmara dos Deputados sobre as denúncias que vem divulgando diretamente da Itália, país para o qual se mudou alegando temor de perseguição judicial no Brasil.






Comentários