Flávio Bolsonaro denuncia suposta manipulação na condenação de Jair Bolsonaro pelo TSE
- Luana Valente

- 10 de set.
- 2 min de leitura

Brasília — O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta terça-feira que a sentença do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível teria sido manipulada. A declaração foi feita no Senado, logo após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluir seu voto pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus por envolvimento em uma suposta trama golpista após as eleições de 2022. X
Segundo Flávio, a denúncia se baseia em documentos e relatos apresentados por Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes na Corte Eleitoral. O senador afirma que uma perícia técnica realizada sobre esses documentos indicaria que a sentença foi redigida seis dias após o julgamento, com data retroativa, e sem assinatura digital do delegado responsável pelo inquérito, Fábio Shor B.
Durante coletiva de imprensa, Flávio classificou o voto de Moraes como “ficcional” e “vingativo”, alegando que o ministro teria agido por motivação pessoal. “Parecia o líder do governo do PT no Supremo, proferindo palavras sem embasamento jurídico, sem nenhuma prova”, declarou o senador.
A perícia, segundo Flávio, foi solicitada por um jornalista e realizada por especialistas independentes. O documento teria apontado divergências entre a data declarada na sentença e a data técnica de compilação, além da ausência de assinatura digital, o que, segundo ele, comprometeria a autenticidade da decisão.
O senador anunciou que irá oficiar todos os ministros do STF para que tomem ciência da denúncia e pediu a suspensão do julgamento em curso até que as alegações sejam devidamente investigadas . “Pelo bem da democracia, é preciso apurar essa fraude”, concluiu.
A Procuradoria-Geral da República acusa Jair Bolsonaro de liderar uma organização criminosa armada que teria planejado um golpe de Estado. O julgamento no STF inclui acusações como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.






Comentários