Nunes Marques convida Bolsonaro para posse no TSE
- Luana Valente

- 11 de mai.
- 1 min de leitura
Apesar de prisão domiciliar, convite segue protocolo que inclui chefes e ex-chefes de Estado

O ministro Kassio Nunes Marques, que assume nesta terça-feira (12) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro para a cerimônia de posse. Mesmo em prisão domiciliar, Bolsonaro foi incluído na lista de convidados por se tratar de um rito protocolar: é tradição que chefes e ex-chefes de Estado sejam chamados para solenidades dessa natureza.
A cerimônia marca a transição de comando da Corte Eleitoral em um momento estratégico, a menos de cinco meses do primeiro turno das eleições gerais de 2026. Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) indicado por Bolsonaro em 2020, ficará à frente do TSE até maio de 2028. Em seguida, o cargo será ocupado pelo vice-presidente da Corte, André Mendonça, também indicado pelo ex-presidente.
Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília após condenação relacionada à uma suposta tentativa de articulação nos atos do 8 de janeiro, só poderá comparecer caso receba autorização do ministro Alexandre de Moraes, responsável por sua custódia. A presença de ex-presidentes em cerimônias do TSE é recorrente: em 2022, na posse de Alexandre de Moraes, estiveram presentes Lula, Michel Temer, Dilma Rousseff e José Sarney.
O convite a Bolsonaro a manutenção de um protocolo institucional que reforça a natureza solene da posse. A expectativa é que o evento reúna autoridades dos Três Poderes e simbolize a preparação da Justiça Eleitoral para conduzir o pleito de 2026 em meio a um cenário político marcado por tensões e desafios.




Comentários