top of page

The Guardian traça perfil de Alexandre de Moraes em meio a julgamento de Bolsonaro



Gazeta do Povo
Gazeta do Povo

Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), o jornal britânico The Guardian publicou um extenso perfil sobre o ministro Alexandre de Moraes, destacando sua atuação como uma das mais influentes e controversas figuras do cenário político brasileiro.


Descrito como um juiz que “inspira amor e ódio”, Moraes é retratado como uma “celebridade judicial” que se tornou símbolo da resistência democrática para setores progressistas, ao mesmo tempo em que é alvo de duras críticas por parte de apoiadores de Bolsonaro. O jornal britânico ressalta que sua postura firme e combativa desde as eleições de 2022 o transformou em um “herói para os progressistas” e uma “figura odiada pelos devotos bolsonaristas”.


O perfil também menciona episódios emblemáticos que ilustram a polarização em torno de Moraes. Um deles é o caso do açougueiro Adauto Gomes Nascimento, de Belém (PA), que tatuou o rosto do ministro na perna como forma de homenagem. Em contraste, o bilionário Elon Musk chegou a chamá-lo de “ditador malvado fazendo cosplay de juiz”.


A reportagem britânica contextualiza o protagonismo de Moraes ao usar do inquérito das fake news para mostrar que “até alguns progressistas se preocupam que Moraes pode ter ido além de sua autoridade constitucional em sua cruzada para defender a democracia”, contextualizou.


“O inquérito foi aberto há seis anos e ainda não está claro quando as investigações vão ser concluídas ou quem exatamente foi alvo e por qual motivo”, completou.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Nome comercial: Café com Nota 

Endereço comercial: Tv. Djalma Dutra, SN - Bairro: Telégrafo.

E-mail: cafecomnota.jornalismo@gmail.com

©2021 por Café com Nota. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page